Tayná Almeida de Paula y Leandro Ferreira Marques.
Brasil, 2020-2022
“Transcender” reivindica as (r)existências dos universos simbólicos da negritude no espaço urbano: uma Cidade dos Sonhos. Pela intersecção entre fotografia e colagem – e de nossas vivências enquanto jovens pesquisadores negros –, buscamos evidenciar um lugar fantástico. Um lugar fabuloso, dos sonhos, de direito ao delírio, no qual a poesia das corporalidades negras emerge pela ótica e ética da valorização.
O projeto antropológico foi fundado na distinção entre Nós e Eles, dentro do discurso da “diferença cultural”. Mas com as viradas decolonial e negra radical, complexifica-se esse discurso pela “diferença colonial”, possibilitando novas epistemologias críticas. Ainda, o ingresso de pessoas negras nas Ciências Sociais alia a discussão epistemológica às ontologias de mundo não instituídas antes na disciplina.
Nesse sentido, a série se insere no eixo “Sujeitos e Problemáticas Emergentes”, ao considerar a importância da pauta antirracista para se opor às noções enrijecidas na antropologia. Partindo da crítica à representação, o ensaio manifesta o encontro de pesquisadores negros com pessoas negras, na cidade, potencializando imaginários e autorrepresentações desde o Sul Global
Tayná Almeida de Paula é doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/Unicamp). É pesquisadora do Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem da Unicamp (La’grima) e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Antropologia Visual em Alagoas (AVAL), com interesse nos seguintes temas: culturas populares, memória coletiva, fotografia, família, migração, gênero, relações raciais e autorrepresentação.
Leandro Ferreira Marques é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2022). Atualmente faz mestrado em Arquitetura e Urbanismo no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia – PPG-AU/FAUFBA e pós-graduação em “Cidades em Disputa – Pesquisa, História e Processos Sociais” pela Escola da Cidade de São Paulo. Integra o grupo de pesquisa DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços e empenha-se em pesquisar sobre os impactos territoriais do caso braskem em Maceió. E-mail: frleandro98@gmail.com