Ponencia

Práticas eficientes em Gestão Cultural: comparativo entre empreendimentos criativos

Parte del Simposio:

SP.38: Antropologías Latinoamericanas del trabajo: pendientes, agenda de trabajo y desafíos

Ponentes

Lucas Fonseca Hipolito de Andrade

Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG)

O setor de Economia Criativa apresentou um desenvolvimento crescente e contínuo no Brasil. Em mapeamento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, até 2020, as Indústrias Criativas representavam 2,91% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, ou seja, cerca de 217,4 bilhões de reais. Esse número é 0,82% superior ao identificado no ano de 2004 pela mesma instituição. Este valor ultrapassou outros importantes setores como, por exemplo, o da Construção Civil – que em 2020 representou 2,9% do PIB nacional (FIRJAN, 2022).

A presente pesquisa se justifica frente à necessidade de compreender as práticas de gestão cultural eficazes, frente a constante evolução do setor de Economia Criativa, impulsionada pelo mundo digital e inovações tecnológicas. Busca-se explorar o papel do empreendedorismo cultural na promoção da inovação e crescimento econômico, assim como, os desafios dos(as) gestores(as) culturais no cenário atual. A hipótese é de que, frente as complexidades únicas inerentes a gestores(as) culturais, a adoção de soluções colaborativas e sustentáveis na gestão de empreendimentos criativos possa potencializar a inovação e o crescimento do setor de Economia Criativa.

Na busca de sistematizar o processo pelo qual se realizará a pesquisa, o presente trabalho estará dividido em cinco partes: a) a presente introdução, com a contextualização e justificativa da pesquisa; b) uma apresentação do referencial teórico sobre o assunto, composto em sua maior parte por trabalhos recentes ou canônicos; c) um detalhamento da metodologia adotada; d) a apresentação dos resultados da pesquisa, por meio uma exposição dos dados do mapeamento, assim como, da análise destes com a literatura, e; d) por fim, as considerações finais, com a apresentação das principais contribuições da pesquisa.

Dentre os objetivos de pesquisa, encontram-se o aprofundamento e a compreensão das práticas de gestão cultural; a análise de como o empreendedorismo cultural impulsiona a inovação e crescimento econômico em Goiânia; a avaliação do impacto da formação em gestão cultural e empreendedorismo nos empreendimentos criativos locais, e; a identificação de oportunidades e desafios dos(as) gestores(as) culturais do município.

A proposta, de caráter quantitativo e qualitativo, visa realizar um mapeamento dos empreendimentos criativos de todas as regiões de Goiânia (Brasil), por meio da aplicação de questionário e da realização de entrevistas presenciais e por telefone. Desta maneira, pretende-se verificar as principais características e necessidades de cada empreendimento, assim como, obter dados sobre os respectivos gestores(as).