Esta comunicação intenta compreender a contribuição de Germano Guilherme para a criação do santo daime e a possível relação com a cultura religiosa piauiense. A problematização sobre a cultura religiosa do santo daime se ancora no argumento desta ser uma doutrina musical nascida no Acre, no ciclo da borracha e difundida nos centros urbanos brasileiros, uma cultura do autoconhecimento, da defesa da preservação da natureza, da fruição de experiências místicas. O santo daime se alastra por cidades brasileiras a partir dos anos 1980, por meio de ideias da contracultura, do movimento hippie, do chamado movimento da Nova Era, acentuando o seu crescimento nos anos 1990, os daimistas, na sua maioria jovens pertencentes à classe média, intelectualizada e interessada em ter uma relação homem-natureza-cultura diferenciada da visão positivista, iluminista e racionalista. A relação de imanência com a natureza caracteriza o/a fuidor/a. Consagra o vinho das almas (auyaska) na busca da “miração”, categoria êmica que pode ser compreendida como autoconhecimento, ensinamentos, experiências místicas. Quais as raízes religiosas que sustentam a egrégora do santo daime? Umbana, xamanismo, tambor de criola e tradição católica estão presentes nas suas crenças e ritos. Que relação a “miração” guarda com a cultura religiosa dos seus fundadores? Qual a contribuição do piauiense Germano Guilherme para a criação da religião santo daime? O diálogo teórico com autores clássicos e contemporâneos da antropologia e sociologia da religião serão utilizados, dentre eles o conceito de efervescência (DURKHEIM, 1996), de troca, dádiva, magia, fato social total para (MAUSS,2003) de self-service religioso, de sincretismo em movimento (AMARAL, 2000), dentre outros e o recolhimento de dados biográficos de Germano Guilherme, Antônio Gomes, João Pereira, Mestre Irineu e Padrinho Sebastião serão realizados por meio de pesquisa documental, observação participante em rituais do santo daime realizados em igrejas do Piauí, interlocução a partir de entrevista em profundidade com lideranças religiosas daimistas comporão esta etnografia que se propõe a fazer uma imersão na trajetória de vida de seus fundadores e nas crenças e ritos do santo daime com vistas a compreender a contribuição de Germano Guilherme para a criação do santo daime e a possível relação com a cultura religiosa piauiense.