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Da urgência da Arte Travesti: Rexistências entre tradições e contradições – Congreso ALA

Ponencia

Da urgência da Arte Travesti: Rexistências entre tradições e contradições

Parte del Simposio:

SP.62: Antropoéticas: As grafias enquanto gesto político, ético e poético.

Ponentes

GLAUCO BATISTA FERREIRA

Universidade Federal de Goiás

Iêda Figueiró de Oliveira

UFG

Neste paper narram-se os bastidores e os processos de produção de um filme protagonizado, coescrito e codirigido pela artista Tita Maravilha em colaboração com Bruno Victor e Izzy Vitório, em torno da Festa do Divino Espírito Santo, uma tradicional manifestação popular e religiosa realizada há mais de duzentos anos na cidade de Pirenópolis, no interior do estado brasileiro de Goiás. São abordados aqui conflitos e as disputas surgidos na produção do filme em 2021, nos enfocando nas narrativas contraditórias entre diferentes agentes sociais sobre quem podia ou não se associar ou considerar-se como parte da Festa do Divino Espírito Santo realizada na cidade, reconhecida desde 2010 como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN. Estes conflitos se acirraram em torno do fato de que Tita Maravilha é pirenopolina, artista e travesti que buscava explorar naquele trabalho audiovisual a sua relação pessoal com a festa, em sua cidade natal e nas suas relações familiares e afetivas. Tendo em conta que parte de sua equipe de produção também era constituída por outras artistas travestis – como Iêda Figueiró de Oliveira, uma das autoras deste paper – buscamos aqui desenvolver algumas noções em torno do que denominamos e identificamos como uma urgência da Arte Travesti. Ao longo do texto abordamos certas dinâmicas persecutórias que foram vivenciadas no contexto etnográfico aqui endereçado, as possibilidades de ocupações reversivas – na reinvenção e transformação de tradições populares – e na criação de espaços nos quais se produzem encontros, celebrações e artes entre artistas travestis. Esta interlocução se desenvolveu através da relação de orientação na pesquisa de mestrado em Antropologia Social, que Iêda desenvolveu ao longo de dois anos e meio, e em conversações mais recentes entre nós, que se sucederam no primeiro semestre de 2021, após a defesa da dissertação. Ao longo do texto o/a leitor/a perceberá que se alternam estilos distintos de narrativa, ora em primeira pessoa, ora em dimensão mais descritiva, coletiva e etnográfica e em alguns pontos buscando amarrar e relacionar as dimensões sociais descritas com aspectos teóricos possíveis em nossas análises. Já em algumas passagens do texto, será interessante notar que optamos por utilizar a narração em tempos verbais e representações articuladas no coletivo, “borrando” a autoria mais individual e reafirmando certos acordos que temos, como dupla que escreve estas linhas em parceria, em coalizão e compartilhamento. Em alguns trechos deste escrito, nós dois, Iêda e Glauco, partilhamos de certos estranhamentos, em enunciação articulada numa voz mais coletiva/conjunta ainda que contingente e ao mesmo tempo em que consideramos as nossas diferenças conjunturais, ao habitarmos posicionalidades e identidades/identificações que são distintas. Nestas elaborações aqui apresentadas, procuramos construir sugestões relativas aos modos como as produções de arte, de espaços e de epistemologias travestis desafiam certas noções locais tradicionais de sociabilidade em cidades do interior de Goiás e na Festa que se desenvolve em Pirenópolis. Simultaneamente apontamos que Arte Travesti se trata de um tipo de recriação, de reinventar através de outros termos as tradições festivas existentes nestes contextos sociais locais.